segunda-feira, 21 de maio de 2007

A Escolinha - Montessori ou Summerhill?

Amanhã, terça, a Escolinha terá outro preceptor - temporário, pois não prescindimos d'Ele, cuja pedagogia é insuperável. Não será também uma aula magna, já que magno, depois de Alexandre (o da Macedônia, não o de União da Vitória), só Ele. E só pela precedência histórica, não pela magnitude. Mas será oportunidade única para que nós - e para os alunos que não cabularem a aula - possamos confrontar dois métodos de ensino. Não são métodos novos; ao contrário, são até bem antigos, um deles já centenário e o outro chegando aos noventa anos de aplicação - ambos de sucesso comprovado. São os métodos Summerhill e Montessori. Ele é Summerhill. O preceptor de amanhã, também vice-diretor da Escolinha, é Montessori - a quem, livres como Ele nos ensinou a ser, damos precedência neste relato.
  • O método Montessori, criado no final do século XIX por Maria Montessori, médica italiana, baseia-se na disciplina, na criatividade e na alegria. O aprendizado é estimulado mediante jogos, montagem de objetos, mas sob controle sempre presente, mas não rígido, nem tolhedor, do educador. Sua essência é despertar a alegria no aprendizado, induzindo o educando ao trabalho de equipe. Aprender fazendo é o princípio do método.
  • O método Summerhill é criação de 1921, quando Alexander Sutherland Hill, fundou sua escola, que sobrevive, dirigida atualmente pela filha, Zoë Readhead. Lá impera a pedagogia da liberdade absoluta. Não tem salas de aula permanentes, não tem currículo, não tem programa. Os educandos podem decidir estudar, tendo também liberdade para brincar todo o tempo. Não há avaliações, ou seja, não existem provas mensais, semestrais ou anuais, pois os alunos decidem em assembléia quem será aprovado. A disciplina é recurso empregado em casos extremos, extremíssimos, já que o princípio do método é a plena realização da individualidade do educando.

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