sábado, 9 de junho de 2007

Dona Anita, o anel e o turco

Dona Anita é gentil e suave senhora de nossa melhor sociedade. Fina, elegante, apreciadora de arte. Dinheiro velho, três gerações, já no finzinho – o que ela fez, bem guardadinho, "nunca se sabe do futuro", diz dona Anita. Foi linda na juventude, lá no nordeste; os anos e o sul deixaram-na apenas muito bonita. Tem um problema, se é que é problema: compra, compra, compra, com a competência da comerciante que foi um dia. Dia desses, feira internacional de artesanato, tropelias e desmaios das madames, dona Anita fez o negócio da China: arrancou por cinco o anel que o turco – da Turquia mesmo – vendia por vinte. Difícil foi arrancar sua mão da mãozona do turco, gordo, careca, bigodudo que queria levar dona Anita, talvez pro harém dele. O que é combinado não sai caro. Explique isso pro turco.

Nepotismo esclarecido é isso

A Folha de S. Paulo de hoje dedica quatro páginas aos grampos aos telefonemas entre Genival Inácio da Silva, Vavá, irmão de presidente Lula, e o nosso bravo ex-deputado suplente Nilton Servo. Seria anedótico se não retratasse a tragédia de nossas instituições e nossos políticos - a tantas, Vavá, visivelmente um falastrão embarcado na posição do irmão, pede "dois pau". Como sempre, o MAX começa a viajar na maionese. 1) Lula sabia das andanças de Vavá e das investigações da Polícia Federal, tanto que chama o irmão para enquadrá-lo. E o Lula estadista, filho de "mulher que nasceu analfabeta" (a mãe do MAX saiu de dona Maria Cândida com PHD da G. Vargas), mandou a PF ir fundo. Problema que vai pegar o D. Morelli, o fac totum de Lula. 2) Vavá foge de dona Marisa Letícia como o diabo da cruz. Quando um dos parceiros sugere que fale com Marisa, Vavá exclama: "Marisa, não". Caiu a ficha do porquê Marisa está sempre agarrada com o presidente - e não é para levar a garrafinha na bolsa. Ali só vai a cigarrilha.
Caiu outra ficha, com aplauso do MAX para o governador Requião, autor desta preciosidade - nepotismo esclarecido. Seus nepotes não cometem barbaridades. Por isso têm que ficar no governo. Já os de Lula, ora, esses não sabem português. Nem são nepotes, na acepção legal da palavra. Precisam mais é de umas palmadas na bunda. Fique tranqüilo, Maurício Requião, o presidente se encarrega dos dele.

O entardecer do fauno

Não é crise de meia idade. Mas pode ser. O MAX resgatou fita cassete com o Prélude a l'aprés-midi d'un faune. É poema sinfônico de Claude Debussy (1894), inspirado no A'aprés-midi d'un faune, poema de Stephane Mallarmé (1865). O fauno - safado, por isso é fauno - almoça e começa a perseguir as ninfas na floresta. Ele queria o que todos os faunos querem de todas as ninfas: aquilo. Não consegue, mas tenta horrores, imagina horrores, fantasia horrores. Linda música, que rendeu balé coreografado por Vaslav Nijinski, bailarino russo. O balé foi um escândalo na Paris de 1912. Se os parisienses ficaram escandalizados, imaginem o que o fauno fazia no palco. Aliás, rendeu bom filme inglês, com o falecido Alan Bates fazendo o empresário-namorado de Nijinski.

Jean Jaurés na TV. E ninguém do PSDB assistiu

Na pororoca de canais a cabo tem o Eurochannel, que tira o sufoco dos filmes americanos. Ontem e hoje passou Jaurés, o nascimento de um gigante (2005), filme da televisão francesa, dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe - 47 trabalhos no currículo -, Philippe Torreton e Valerie Kapriski como protagonistas. Dos dois conhecemos só a Valerie, que fez Breathless (no Brasil, A Força do Amor, 1983), com Richard Gere, direção de Jim McBride - a cena em que ela entra no chuveiro é uma das mais sensuais do cinema. Remake do À bout de souffle, de 1960, roteiro de F. Truffaut e direção de J.L.Godard.
Para o PSDB (E. Scalco e V. Rossoni) o filme passou batido. Jean Jaurés (1869-1914) foi o apóstolo da social democracia e do pacifismo. Apoiou a greve dos mineiros de Carmaux, região de Toulouse, em 1902, um dos episódios do filme. Foi também um dos que lutaram pela inocência do Capitão Dreyfuss. Sempre pacifista, morreu assassinado em 1914 por um fanático que defendia a guerra com a Alemanha.
Quando conseguir decifrar a Revista TVA aviso se o filme vai passar novamente.