segunda-feira, 4 de junho de 2007

Dicionário Requião - Requião for dummies

O MAX inicia a coleta do requionês, os idiotismos do vernáculo corrente entre os seguidores de Roberto Requião. Pretende preservar a variante linguística, abrindo acesso aos súditos não iniciados. Por ora a apresentação é assistemática, pois a coleta se fez na sequência das manifestações do grupo linguístico. No devido tempo aplicar-se-ão a ordenação alfabética e as classificações sintática, morfológica e semântica. (A mesóclise – aplicar-se-ão – atende à diretriz de RR, sistematicamente desobedecida pelos seguidores). O editor do MAX tentou negociações com a Editora Correio Paranaense Ltda. e com a Secretaria de Comunicação Social, com vista ao patrocínio financeiro. O pedido foi recusado após pareceres técnico e jurídico indicando que o MAX não preenche o requisito da grande circulação. E, no mérito, pela independência e linha crítica deste órgão.

  • interface pública: patologia política que afeta o secretário especial de governo exposto, de um lado, à censura pública do líder incontrastável, e de outro, à censura pública do filho.

  • constrangimento de hoje não é possível suportar: o mais alto grau de execração do alto dignitário do governo.

  • meio doido: desvio de comportamento de diretores jurídicos de estatais, caracterizado pela crítica construtiva e afetuosa ao líder incontrastável, expressa pela internet. Ex.: O Distefano é meio doido (RR).

  • meio paranóico: mania persecutória desenvolvida por ex-procuradores gerais do Estado, acentuada no convívio com colegas meio doidos. Ex.: O Botto está meio paranóico (RR).

Nenhum comentário: