quinta-feira, 21 de junho de 2007

Três anos sem Leonel Brizola

Há exatos três anos, em 21 de junho de 2004, morria Leonel Brizola. Ele, Jânio Quadros e Carlos Lacerda, foram os políticos brasileiros mais controvertidos do século 20. Ao contrário dos dois outros, dele nunca se duvidou das intenções e da sinceridade dos propósitos. Era difícil aceitar seu pragmatismo, tamanho o arco ideológico de suas alianças políticas. Impossível fugir de seu carisma e encanto pessoal. Nunca perdeu a simplicidade e o vínculo com suas raízes, daquele menino humilde que aos doze anos, sozinho, bateu na casa do reverendo Isidoro e pediu para entrar no colégio mantido pela Igreja Metodista, em Passo Fundo: "eu quero estudar. Tenho uma vaca e o meu padrinho Otávio vai vender leite para pagar os estudos. Além disso, eu posso fazer alguns trabalhos, como lavar a louça, carregar água e outras coisas".
Esse Brizola - Itagiba Leonel no registro, homenagem do pai a vulto histórico gaúcho - quando governador do Rio Grande do Sul chegou a construir seis mil escolas. Não há informação de que tal marca tenha sido superada. Melhor que ninguém descreve isso Caco Barcellos, jornalista e celebridade da Rede Globo:
  • Ao Brizola eu devo o primeiro lápis que tive na vida, o primeiro caderno - que minha mãe guarda até hoje -, a oportunidade de praticar esporte e música em um espaço digno e o acesso a alimentação com proteína de primeira linha. Impossível também esquecer o dia em que eu e meus colegas lá do Partenon recebemos um tênis padrão das brizolinhas, como eram chamadas as milhares de escolas públicas que ele mandou construir nos bairros pobres de Porto Alegre.

2 comentários:

Anônimo disse...

tiburcio
é uma pena, a cada dia está mais dificil encontrar uma biografia como a do brizola, do darcy ribeiro, que devido aos pragmatismos de cada um, não conseguiram fazer tudo o que queriam na carreira política, mas uma coisa é certa, não é pra qualquer um, mudar do RS para o RJ e ser eleito governador, quantos políticos brasileiro foram governadores de dois estados? meus votos e minha sincera estima ao brizola

Anônimo disse...

se o Brizola estivesse vivo o PDT não tinha virado capacho do Lula...