quarta-feira, 27 de junho de 2007

As tartarugas ligeiras e os funcionários vagais

Lembram a história? O sujeito era tão devagar que se dessem duas tartarugas para ele cuidar, uma com certeza escapava.
O governo do Paraná segue o figurino. Todo secretário é o controlador dos funcionários de sua área. O mesmo com os diretores de estatais. Ao lado deles, também no Executivo, o melhor dos controles, o da Secretaria de Planejamento, que também é de Gestão, fiscalizando os gastos. Em paralelo, o Tribunal de Contas também controla. Um é controle interno, outro externo.
O governador tem tamanha obsessão pelo controle que criou a SEOGE, auditoria e ouvidoria. Não satisfeito fez a Secretaria Especial de Controle, a ser tocada pelo vice-governador, quase detonado pela SEOGE. Para ficar seguro, o governador entrou na dança e assumiu o controle do controle do controle do controle: não faz outra coisa senão controlar - e assinar, assinar, assinar grandezas e miudezas. Deu até para arbitrar dissídio de funcionários da Sanepar, cuja diretoria está descontrolada.
Dias desses o governador veste farda (de general, para ficar acima dos coronéis) da PM, monta um daqueles alazões da corporação e faz patrulha a cavalo. E nos controla.
Entrou mais um agora no controle do controle do...: o Ministério Público, inovação que desta vez não foi do governador, mas do conselho de administração dela, sim, da Sanepar, emblemática do descontrole.
Tartarugas demais ou sujeitos vagais de menos?

Um comentário:

Anônimo disse...

É Rogério, tudo premeditado, como pureza de uma menina virgem, no entanto é sujo como um banquete de urubu, e que parece a SANEPAR é um puleiro sujo e fedorento, tomara Deus que apareça alguém de saco roxo e acabe com essa máfia dentro da SANEJACOB ou SANEAREDES!
etaaaaaaaaa povinho!