terça-feira, 22 de maio de 2007

Prezado Beto Richa

Prezado Beto
O tratamento é informal porque sou mais velho. Não votei em você para prefeito, temia que fosse conciliador como o velho Richa. Erro meu, corrigiu o Fábio Campana dia destes, "o momento exigia um homem conciliador, e ninguém melhor que o Richa". Também não votei no outro, mesmo tendo sido grande amigo de irmão dele e venerar o velho Vidal Vanhoni. Aquilo que Ele espalhou no Mãos Limpas sobre dinheiro da Pavibras indo para a campanha feriu meus escrúpulos. A coisa virou blefe, não tinha nada disso de cinco milhões de mimos. Reconheço que sempre votei mal. Basta meu candidato ser eleito para vir um mau governo - não tem erro. Logo, Beto, você é um bom prefeito.
Você não faz propaganda, não aparece nos jornais todos os dias. Se um dia eu descobrir que você deu abrigo a um correio desses, metropolitano, interiorano ou soteropolitano, vou cair de pau em você. Quase sinto em você a liturgia do cargo. Quase, pelo menos na roupa, embora você seja fiel ao PSDBlook, que Serra e Tasso imortalizaram: sempre casual, aquele relógio no pulso esquerdo que para alguns mostra inconformismo, calça e camisa esportes. Realmente terno e gravata não são sua praia, você perde a naturalidade. Mas quando joga aquele blazer navy blue sobre sua roupa-de-briga, você bate até o namorado da Cicarelli - mesmo naquela roupa de praia. Na calça jeans você se nivela a Ele - embora a d'Ele, pelo caimento e pela barriga-pera, seja mais brim-curinga que Lee, como as suas. Já camisa, aposto que você veste uma limpa e bem passada só para as photo opportunities. Não dá pra ficar o dia inteiro daquele jeito, perfeita, lisinha, bem ajustada.
Divago, Beto. Só queria pedir pra você dar força nesse metrô encantado. Não adianta ter carros - nem carrões, como nós gostamos - se às 6:30 da tarde você sai da Ubaldino e só consegue chegar na Floriano, via Deodoro, às 7:45. Não se mixe pro Arcanjo, que só quer metrô de superfície. O Arcanjo perdeu o metrô da História. De mais a mais, se o outro é Arcanjo, você, pela figura atlética e juvenil, pela origem, pelo peso celestial - é um Querubim. E os Querubins têm força. Não foi um deles que desafiou o Criador - Ele, para os íntimos? No metrô você peita arcanjos e até Ele. Não deixe espaço para esse casal da pesada, Gleisi & Bernardo. Dá-lhe, Beto.

Nenhum comentário: